1º Ano

 Sequência didática > PARLENDA
1-Apresentação de situação
Conversa sobre parlendas que é um gênero do folclore brasileiro, usado nas brincadeiras infantis. Mesmo com a ludicidade, exerce um importante papel no desenvolvimento da criança, pois estimula a oralidade, a memorização, a expressão corporal e dentre outras habilidades.
Convidar as crianças para realizar um trabalho com o objetivo de incentivar conhecer um número maior de parlendas. NO FINAL DO TRABALHO MEMORIZAR E BRINCAR COM ALGUMAS PARLENDAS E FILMAR PARA CADA CRIANÇA TER O SEU REGISTRO DA ORALIDADE.

2- Reconhecimento do gênero selecionado

PESQUISA E SELEÇÃO DO GÊNERO
Pesquisar com os familiares que parlendas eles conhecem.Se possível enviarem por escrito e lerem para a criança.

LEITURA DE TEXTOS DO GÊNERO
Explicar que parlendas são textos cujo uso tem a função de brincar com as palavras, explorando-as quanto ao ritmo e a rima.
Aproveitar os textos sugeridos pelos familiares, organizar um mural na sala. A partir daí estimular a leitura dos mesmos, lendo-os com ênfase e ritmo que o gênero exige.

FUNÇÃO SOCIAL
Para que reconheçam a função social questionar:
>Para que serve esse gênero?
>Como geralmente tomamos conhecimento desse gênero?
>Onde encontramos escritos?
>Quem costuma ler textos desse gênero?
>São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?

CONTEÚDO TEMÁTICO
>As parlendas exploram um assunto? Por quê?
As parlendas não necessariamente exploram um assunto, pois a função delas é, antes, trabalhar com o ritmo e a rima por meio de organização das palavras.
>Do que falam as parlendas?
>Vocês já viram uma parlenda com indicação de seu autor?
>Por que não aparece o nome dos autores das parlendas?

ESTRUTURA COMPOSICIONAL
>Como são organizadas as parlendas?
>Há palavras têm título?
>São textos longos ou curtos?
Depois dessas questões, proporcionar situações de leituras:
>individual (você lê para os alunos, apontando no texto)
>coletiva (você aponta e todos os alunos lêem)
>Individual (você aponta e o aluno faz tentativas de leitura).

SUGESTÕES DE LEITURA

SELEÇÃO DE UM GÊNERO


ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA

PARLENDA

HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.
(domínio popular)



PINTE, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE APARECEM REPETIDAS.



PINTE, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM OU COM UM SOM PARECIDO.

HOJE É DOMINGO,
PEDE CACHIMBO.
O CACHIMBO É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE OURO,
BATE NO TOURO.
O TOURO É VALENTE,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É FRACO,
CAI NO BURACO.
O BURACO É FUNDO,
ACABOU-SE O MUNDO.


DESCUBRA QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE FALTAM NA PARLENDA.

HOJE É _________________
PEDE CACHIMBO.
O ______________ É DE BARRO,
BATE NO JARRO.
O JARRO É DE _____________,
BATE NO TOURO.
O TOURO É _______________,
CHIFRA A GENTE.
A GENTE É ________________,
CAI NO BURACO.
O BURACO É___________,
ACABOU-SE O MUNDO.


PINTE OS ESPAÇOS QUE HÁ ENTRE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE VOCÊ COMPLETOU NA ATIVIDADE ANTERIOR


VAMOS LER NOVAMENTE O TEXTO. AGORA VAMOS FAZER UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE TERMINAM COM A MESMA LETRA.

(E) (O)
___________ _____________
___________ _____________
___________ _____________
_____________
_____________
_____________
_____________
_____________


ESCREVA OUTRAS DUAS PALAVRAS COM A ÚLTIMA SÍLABA DE CADA NOME :
ELEFANTE- _____________ __________________
TOURO- ________________ _________________
BODE- ________________ ___________________
GATO- _______________ ___________________
GIRAFA- _______________ __________________
CAVALO- _______________ _________________


VAMOS COLOCAR O TEXTO EM ORDEM?



O CACHIMBO É DE BARRO,

BATE NO JARRO.

O TOURO É VALENTE,

A GENTE É FRACO,

O BURACO É FUNDO,

ACABOU-SE O MUNDO.

CHIFRA A GENTE.

PEDE CACHIMBO.

BATE NO TOURO.

CAI NO BURACO.

HOJE É DOMINGO,

O JARRO É DE OURO.










VAMOS ESCREVER NOMES DE COLEGAS DO PRIMEIRO ANO ( PODE SER DO OUTRO TURNO) QUE INICIAM COMO ALGUMAS PALAVRAS DA PARLENDA:
DOMINGO____________________________________

CACHIMBO____________________________________

BARRO_______________________________________

JARRO_______________________________________

GENTE_______________________________________

FRACO_______________________________________

MUNDO______________________________________


COMPLETE A LETRA QUE FALTA NA PALAVRA:

DOMI__GO CACH__MBO
D__MINGO __ACHIMBO
DOM__NGO CA__HIMBO
DO__INGO CACHI__BO
DOMIN__O C__CHIMBO
DOMING__ CACHIM__O
CACHIMB__

DESCUBRA QUAL É A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO:
B__ RACO
M__NDO
O__RO
TO__RO
F__NDO


PINTE SOMENTE AS LETRAS QUE FORMAM A PALAVRA DOMINGO:

A G D A O H M U I Z N G Q O


PINTE AS LETRAS QUE NÃO SE REPETEM NAS PALAVRAS ABAIXO:

PEDE
SEDE
REDE



ESCREVA A PALAVRA CACHIMBO, BURACO E MUNDO NOS QUADRINHOS ABAIXO. LEMBRE-SE DE CONTAR OS QUADRINHOS.






LIGUE A PALAVRA A SUA SÍLABA INICIAL:
DOMINDO VA
TOURO DO
CACHIMBO TOU
VALENTE CA

FORME OUTRAS PALAVRAS COM AS LETRAS DE VALENTE.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

DESCUBRA OUTRAS PALAVRAS DENTRO DAS PALAVRAS:
VALENTE_________
TOURO___________
CACHIMBO_________

LEIA AS PALAVRAS E CIRCULE APENAS AQUELA QUE A PROFE DITAR.
VALENTE TOURO BURACO
GENTE OURO MUNDO
CACHIMBO JARRO FRACO

DESCUBRA, NO TEXTO, AS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM C E COPIE-AS .







COPIE DO TEXTO UMA PALAVRA QUE TENHA:
4 LETRAS



5 LETRAS



3 LETRAS


7 LETRAS




COMPLETE AS PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE ESTÃO FALTANDO:
DOMIN___
TOU____
OU___
___LENTE
___TE
BAR___
FUN___
MUN___

NO CAÇA – PALAVRAS ENCONTRE QUATRO PALAVRAS DA PARLENDA:

O U R O P G A
Z X C V B E C
U Y T R E N D
P E D E M T H
A Q W E R T E
V A L E N T E
C G E N T T E







LIGUE AS PALAVRAS QUE TERMINAM COM SOM IGUAL.

GENTE TOURO
FUNDO BURACO
OURO MUNDO
FRACO VALENTE



MODIFIQUE A PRIMEIRA LETRA DAS PALAVRAS:
G E N T E
E N T E
E N T E
E N T E
M A T O
A T O
A T O
A T O
A T O

T O U R O
O U R O
O U R O
O U R O













COMPLETE A CRUZADA, ESCREVENDO UMA PALAVRA PARA CADA LETRA:
T
O
U
R
O







ESCREVA UMA FRASE COM CADA PALAVRA:
TOURO______________________________________________________________________ _______
BURACO_____________________________________________________________________________
OURO_______________________________________________________________________________
DOMINGO___________________________________________________________________________


COMPLETE A CRUZADA, ESCREVENDO UMA PALAVRA PARA CADA LETRA:
T
O
U
R
O







ESCREVA UMA FRASE COM CADA PALAVRA:
TOURO______________________________________________________________________ _______
BURACO_____________________________________________________________________________
OURO_______________________________________________________________________________
DOMINGO___________________________________________________________________________




PARLENDAS MEMORIZADAS APRESENTADAS NA HORA CÍVICA PARA TODOS OS ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR.