sexta-feira, 18 de março de 2016

Os alunos dos 3ºs e 5ºs anos do Grupo Escolar Paulo Freire, estão realizando um trabalho com a história do livro Felpo Filva, de Eva Furnari. Diante das atividades apresentadas e do interesse dos alunos nas diversas formas de escrita apresentadas no livro, surgiu a curiosidade de conhecer e manusear uma máquina de escrever ou datilografar. Assim, as professoras Cassiane e Rúbia trouxeram para a sala de aula uma máquina de datilografia onde os alunos puderam manusear e também pesquisar sobre sua invenção e desuso atualmente.

Breve relato da história:
A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um equipamento mecânico, eletromecânico ou eletrônico equipado com teclas que, quando acionadas, movimentam tipos, que imprimem letras, números e símbolos no papel, facilitando e dando maior agilidade ao processo de escrita.
As primeiras máquinas de escrever produzidas foram as manuais, com acionamento mecânico das teclas. Posteriormente, surgiram as eletromecânicas, com base de funcionamento mecânico, auxiliado por um motor elétrico para diminuir o esforço e dar maior agilidade na escrita. Finalmente, surgiram as eletrônicas, com acionamento dos tipos em margaridas ou esferas, capazes de alcançar melhor velocidade e qualidade de impressão, além da possibilidade de correção dos erros, com fitas corretivas.
Os modelos mais recentes para escritórios possuíam memória interna e pequenos monitores, com uma forma próxima dos primeiros computadores pessoais.
A invenção desse equipamento de escrever mecanicamente é atribuída ao inglês Henry Mill, que patenteou sua invenção no ano de 1974.

https://pt.wikipedia.org/wiki
































Nenhum comentário:

Postar um comentário